Originalmente, Porto Martins fazia parte da freguesia de Cabo da Praia. A sua elevação a freguesia autónoma ocorreu a 9 de maio de 2001, através do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2001/A, de 26 de junho, da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores .
A paisagem da freguesia é caracterizada por vinhas que se estendem sobre pedras, pomares e, notavelmente, pelas únicas oliveiras cultivadas na ilha Terceira.
Durante o século XVI, no contexto da crise de sucessão de 1580 e das ameaças de piratas e corsários, foram construídas várias fortificações na costa sul da Terceira. Entre elas destacam-se:
Forte de São Fernando: Construído em 1581 por ordem do corregedor Ciprião de Figueiredo, para defender a baía de São Fernando.
Forte de São Filipe (ou São Tiago): Erguido na mesma época, cooperava com outras fortificações na defesa da enseada do Porto de Martim.
Forte de São Bento: De planta triangular, possuía canhoneiras voltadas para o mar e estruturas de apoio como casa da guarda e paiol.
Estas fortificações foram fundamentais na proteção da ilha contra invasões marítimas durante períodos de instabilidade política e conflitos internacionais.
A Igreja Paroquial de Porto Martins tem origens numa ermida dedicada a Santa Margarida, construída entre 1500 e 1550 por Antónia dos Anjos Macedo. Após períodos de degradação e interdição ao culto devido a crises sísmicas, foi reconstruída e ampliada em 1901 pelo benemérito Comendador José Coelho Pamplona, 1.º Visconde de Porto Martim, natural da freguesia e retornado do Brasil .
O Império do Divino Espírito Santo do Largo Comendador Pamplona, erguido em 1902 por determinação do mesmo comendador, é parte integrante do culto ao Divino Espírito Santo e está relacionado no Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Diretor Municipal da Praia da Vitória .
A Irmandade do Divino Espírito Santo do Porto Martins, fundada em 1902, realiza anualmente as coroações do Espírito Santo, uma tradição iniciada em 1869. Após o terremoto de 1980, o império foi reconstruído com o apoio do Governo Regional e da comunidade .
© 2025 Junta de Freguesia de Porto Martins. Todos os direitos reservados | Termos e Condições